sábado, 4 de abril de 2020

Tempos de isolamento social



Com a situação do COVID-19 se agravando, as famílias tiveram mudanças significativas em suas rotinas. Diante disso, se perguntam: como explicar para as crianças o que está acontecendo? Não existe uma resposta exata. Cada um conversará com seus filhos da forma que considerar mais adequada. O importante é manter a calma e a tranquilidade. Entender que o isolamento social pode deixar as crianças agitadas e com comportamentos atípicos, ainda mais se elas perceberem que os pais estão preocupados. As crianças, captam os sentimentos dos adultos. Explique o que está acontecendo, mesmo que o assunto seja complexo. Fale de um jeito cuidadoso e simples. Existem alguns vídeos lúdicos que podem auxiliar na conversa com a criança. Converse sobre os cuidados que elas precisam ter para se cuidarem e protegerem os outros. Explique que nesse momento vocês não poderão visitar os avós, amigos e sair de casa por motivos de segurança (sua e dos outros). Ligar e fazer uma chamada de vídeo com os avós, amigos e pessoas próximas pode ser uma alternativa. Manter pontes e conexões é muito necessário neste momento em que estamos vivendo isolados.
As brincadeiras podem auxiliar: jogos, artesanato, leituras e músicas despertam a criatividade da criança. Utilize a imaginação e recrie histórias dos livros com elas.  Existem na internet aulas de meditação para crianças. Não deixe os pequenos o tempo todo na frente das telas. Se para os adultos é cansativo trabalhar na frente do computador, imagina para uma criança? As crianças não sabem quando se torna excesso.
 Incentive seus filhos para a aprendizagem através de brincadeiras que explorem tato e olfato, para assim desenvolverem outras habilidades. Aproveite que você terá um tempo maior para estar com os seus filhos, o que geralmente não é  possível com a correria do dia a dia.  Além disso, poderá ensinar os seus filhos e auxiliar nas atividades escolares. As crianças estão acostumadas a ir para a escola e ver os amigos, mas nesse momento poderão exercitar a capacidade de brincar sozinhas, incentive-as.
Lembre-os que vocês não estão de férias. Tentem manter a rotina, ela é necessária. Ter um sono regular e suficiente, fazer exercícios físicos e meditação são hábitos que podem fazer diferença na vida. Cuide da sua saúde mental e das suas emoções. Se perceber que você e seus familiares estão com níveis de ansiedade e estresse elevados, busque ajuda. Muitos psicólogos e outros profissionais seguem atendendo virtualmente e poderão lhe auxiliar.

Foto: Porto Alegre, Acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologias

ㅤ Sabemos que as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Com isso, estamos acompanhando muitas mudanças nas profissõ...